Parada 2- A cidade mais linda!
Retomando minhas postagens sobre como foi a Peregrinação de Cracóvia em Julho de 2016... nossa, já faz 8 meses, mas quando começo a ver as fotos, vídeos e relembrar, ainda sinto a sensação de estar lá, naquele calor lascado, aquele aroma local, a energia das pessoas... tudo, como se tivesse acontecido na semana passada...
Bom, vocês lembram que eu tive a maravilhosa (sqn) experiência de ter as malas extraviadas. Foi uma passagem do Senhor mesmo....começar aquela peregrinação, que talvez eu estivesse projetando tando, na precariedade total. E como foi difícil! Como foi difícil aceitar aquela situação de não ter roupas, os produtos de higiene, os sapatos... e estava tão calor... queria tomar banho e colocar uma roupa fresquinha, mas eu só tinha as camisetonas com tema da JMJ que a galera tinha me emprestado. Eu pedia tanto a Deus que nossas malas aparecessem.........Tive que pedir tudo emprestado e como as pessoas foram generosas! Super generosas! É nessas horas que experimentamos o amor de Deus por nós, o amor, a generosidade e a providência... através das pessoas.
Bom
Saímos de Viena, sem malas ainda e eu entreguei pra Deus! Estava exausta porque a andança no calor foi bem cansativa. Dormi no ônibus, até que paramos num McDonalds de beira de estrada para comer e ir no banheiro... Eu estava na fila do banheiro quando meu irmão apareceu atrás de mim e........
- Acharam as malas.
O QUE???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Eu não acreditei.
- João Paulo, não brinca com isso.
- Não to brincando.
- Como assim? Acharam onde? cade?
- Não sei, acabaram de ligar dizendo que acharam as malas.
Eu CHOREI. Serio. Chorei mesmo. Ri e chorei ao mesmo tempo. Que felicidade! Mas pera... alguém me explica essa história direito?
Sai do Mc e fui saber o que tava rolando de fato... porque eu só acreditaria vendo.
A Alitália ligou para um parente de uma das pessoas do nosso grupo para avisar que as malas já haviam saído para entrega.
A Aliátlia havia falado com um homem, que passou a informação para outro homem... OU SEJA....
Saiu de onde? De Roma? De Viena?
Elas iam ser entregues aonde? No hotel de Viena, onde estávamos? No hotel na República Tcheca em que estávamos indo?
Vamos ter que voltar? Vamos ter que pagar transporte?
ALGUÉM ME RESPONDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E a pessoa que tinha recebido a chamada, não sabia de nada.
Ou seja, não dava pra comemorar muito...
E ai começou os meus questionamentos internos:
Mas acharam todas as malas? Já pensou chega a mala de todo mundo e a minha ainda está perdida.... ai Deus...
Eu só ia sossegar mesmo a hora que botasse meus dois olhinhos na minha mini geladeira vermelha.
Mas, de qualquer forma, havia razões para crer! Havia esperança novamente!
Chegamos no meu hotel favorito de toda viagem na cidade de Brno. Não era um hotel super luxo, mas eu simpatizei com o lugar. O quarto era confortável, os funcionários amáveis e havia uma loja maravilhosa e com preço camarada onde eu fiz algumas comprinhas na volta (porque na volta paramos nele de novo).
Eu nem fui tomar banho antes de jantar, de tanta esperança que eu tinha que as malas chegassem... mas ao mesmo tempo, já estava mais conformada também... se tivesse que esperar mais um dia, ou sabe-se lá que rolo mais poderia dar, paciência...
Nós nos sentamos para jantar e eu tava naquele ponto de rir a toa de tão exausta que eu me sentia. Então, quem havia recebido a ligação sobre as malas passou correndo pela nossa mesa:
-Vamo, vamo... - ele nem conseguia falar.
- Vamo o quê? O que tá acontecendo? - A gente perguntava. Na minha mesa só havia gente com mala extraviada, mas ninguém pensou que poderia ser sobre as malas...
Então, um outro da mala extraviada disse:
-As malas chegaram!!!!!!!!!!
MASOQUÊ?????????????????????????
Saímos correndo da mesa. Quase levamos a toalha e a louça junto. O resto você confere no vídeo mais amador que você respeita. (Gente, lembrem: não sei filmar, não tinha bom equipamento, era uma correria louca que não dava pra ficar filmando direito eeee, eu não sei editar... mas espero que dê pra sentir um pouco de como foi o dia numa das cidades mais lindas que eu já estive).
Nesta noite ainda, depois da janta, celebramo a Eucaristia no refeitório do hotel.. eles nos deixaram mudar tudo para celebrar a Eucaristia!!! Bom, eu fiz uma Eucaristia em Ação de Graças pelas malas... hehehehe
Depois voltei para o quarto e abri a minha querida mala... espalhei tudo! Tomei banho: meu shampoo, meus cremes, meu pijama! Ai que noite maravilhosa eu tive... exausta porém feliz, desmaiei na cama, tanto que até perdi a hora no dia seguinte, quando seguimos para Praga.
Vamos falar rapidamente sobre os guias:
A Maria foi a nossa guia durante a JMJ todinha. Esteve conosco todos os dias. Que saudade dela! Uma polonesa muito gentil que falava espanhol fluente, mas sabia um pouco de português pela experiência de vida. Para mim, o portunhol dela era perfeitamente entendível. Ela já era uma senhora mas tinha rodinhas nos pés! Um fôlego, um pique.... não sei como ela aguentava... eu não aguentava o ritmo dela não.
Para os entendedores que entenderão quero dizer que: #entonces #despues.
Como estávamos em dois ônibus, no outro ônibus havia um outro guia, mais jovem, também polonês. O Bartho havia morado 2 anos no Brasil, então falava português fluente.
Porém, em Viena e Praga, embora a Maria e o Bartho nos acompanhassem, eles não eram os guias "oficiais", haviam outras pessoas que nos guiavam.
Entonces...
Praga é de tirar o fôlego! Eu não esperava que a cidade fosse tão linda! Sidney é uma cidade maravilhosa, eu amo Paris, mas Praga é surreal... há tanta história, tanta cultura... a paleta de cores da cidade é tão harmoniosa. Parece que as cores das construções combinam perfeitamente com a cor do céu, das nuvens, do rio, de tudo! Muita vontade de voltar... E EU HEI DE VOLTAR!
Uma curiosidade sobre Praga, que Maria nos contou, é que lá há muitas igrejas, um lugar onde a presença da Igreja era muito forte no passado. Porém, a secularização entrou lá de tal forma, que hoje as igrejas são museus e apenas 3% da população diz ter alguma religião.
Neste dia, nós andamos muuuuito. Por um lado, deu pra ver bastante a cidade maravilhosa, mas só por fora. Praticamente não entramos em quase nenhum lugar! Não posso contar muitas curiosidades e passar informações históricas porque, infelizmente, a parte em que eu reclamo no vídeo... era tenso mesmo. A guia desse dia (que não eram a Maria e o Bartho, mas uma outra mulher que ficou conosco somente aquele dia )... era complicado. Ela saia andando e falando sem parar naquele auricular... Era impossível acompanhar. Estava um calor absurdo, nós estávamos cansados, com fome, precisando ir ao banheiro, mas eles não paravam nem pra gente comprar uma água.
O pessoal começou a se irritar quando a fome começou a apertar... imagina que tínhamos tomado café entre 6h e 7h e era 15h e ainda estávamos sem comer, só andando naquele sol quente. Não havia humor que aguentasse. E não que não desse para parar para comprar água, comida, banheiro, descansar um pouco. Dava.... nós estávamos passeando apenas. Mas os guias não quebravam o roteiro por nada nesse mundo. Havia um horário a cumprir e dentro daquele horário era necessário mostrar tais coisas, passar por tais lugares....Muito inflexíveis nesse sentido.
Confesso que comecei a reclamar muito... é ruim isso, porque começou a tirar de mim o Espírito da Peregrinação... Comecei a julgar umas pessoas e murmurar muito. Que PEREGRINAÇÃO É ESSA?????!!!!!!! Minha vontade era sumir com aquela guia...
Mas valia a pena ver cada pedacinho daquela cidade....
De tirar o fôlego, não?
Um lugar especial pelo qual passamos foi o "Loreto de Praga". Na Itália, na cidade de Loreto, há um Santuário dedicado a Virgem Maria. Este santuário tem uma história impressionante, pois acredita-se que a Casa da Família de Nazaré foi milagrosamente transladada de Nazaré para Loreto, em razão das invasões muçulmanas na Terra Santa. (Para saber mais sobre essa história clique aqui)
Por isso, neste local está a Casa onde Jesus foi concebido e educado pela Virgem Maria e São José!
Pelo que eu entendi (me desculpem a imprecisão aqui), lá pelos anos de 1600, alguma Baronesa pediu para que fosse construído, em Praga, uma réplica do Santuário de Loreto. E nós pudemos visitá-lo. É muito bonito, foi uma pena termos passado por ele tão rápido. Infelizmente, não podíamos tirar foto... No vídeo, aparece alguma coisa e eu tirei algumas fotos externas.
Em uma das fachadas há uma representação em relevo da origem do ícone de Czestochowa, quando São Lucas adormece tentando representar a beleza de Maria e Jesus na mesa da Sagrada Família. (Para saber mais sobre o ícone clique aqui)
Bom, chegou uma hora que minha felicidade começou a ficar muito pequena.... e só melhorou depois que FINALMENTE nós paramos para almoçar. O restaurante tinha esse porão bem fresquinho, e pudemos descansar, ir ao banheiro e comer. Eu adorei o estilo do lugar e a comida estava bem gostosa. Aliás, eu comi uns pratos deliciosos de saladas nos restaurantes... As verduras e legumes eram tão frescos, crocantes e saborosos que quase nem precisavam de tempero... Aquilo e um franguinho grelhado... hum... delícia demais! O nome do restaurante onde comemos:
Depois nós seguimos para celebrar a Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde tem a imagem do Menino Jesus de Praga. Ao final, seguimos cantando pelas ruas de Praga e foi uma experiência inesquecível.
Os lugares por onde passamos eram maravilhosos, principalmente quando passamos pela ponte que ligava a cidade nova com a cidade antiga... O por do sol... a vista panorâmica... era belo demais!
Nós éramos um pequeno mar de jovens abrindo caminho por onde passávamos. As pessoas pareciam bem impressionadas... quero dizer, não é todo dia que você vê esse tipo de coisa né? E nós íamos cantando, com a Cruz a frente, bandeiras do Brasil, tudo chamava muita atenção. A cidade teve que parar para passarmos, inclusive o trânsito virou um caos! Como muitas pessoas filmavam e fotogravam, meu pai disse que nós éramos uma atração. "Assim é o Cristão, colocado como espetáculo para o mundo! Nos olham como um crico!".
Bem, eu não pensei isso na hora...Só pensava que se alguma pessoa se sentisse tocada pelo Amor de Deus naquele momento... sentisse esperança em seu coração, estava bom...
Eu não reparei, mas outros jovens disseram que havia um bando de gente que começou a nos seguir até uma praça na cidade antiga onde continuamos a evangelização...
Praga foi um dia muito cansativo, onde eu experimentei um pouco o pecado da murmuração, mas o final do dia, com a Eucaristia e depois a evangelização nas ruas foi muito reconfortante e belíssimo!
De noite fomos para um outro hotel, em Praga mesmo, jantamos, tomamos banho e como eu estava morta de vontade de tomar um sorvete, com alguns jovens fomos em um KFC que tinha por perto. As pessoas eram muito amáveis conosco, apesar do sorvete ser bem ruim ali no KFC...
Créditos
Fotos: Deborah Regina Figueiredo
Gravação: Deborah Regina e João Paulo Figueiredo
Edição: Deborah Regina Figueiredo
Músicas
Moře kupodivů - Václav Noid Bárta
Tu - Ewa Farna
Andel - Tereza Kerndlova
Bom, vocês lembram que eu tive a maravilhosa (sqn) experiência de ter as malas extraviadas. Foi uma passagem do Senhor mesmo....começar aquela peregrinação, que talvez eu estivesse projetando tando, na precariedade total. E como foi difícil! Como foi difícil aceitar aquela situação de não ter roupas, os produtos de higiene, os sapatos... e estava tão calor... queria tomar banho e colocar uma roupa fresquinha, mas eu só tinha as camisetonas com tema da JMJ que a galera tinha me emprestado. Eu pedia tanto a Deus que nossas malas aparecessem.........Tive que pedir tudo emprestado e como as pessoas foram generosas! Super generosas! É nessas horas que experimentamos o amor de Deus por nós, o amor, a generosidade e a providência... através das pessoas.
Bom
Saímos de Viena, sem malas ainda e eu entreguei pra Deus! Estava exausta porque a andança no calor foi bem cansativa. Dormi no ônibus, até que paramos num McDonalds de beira de estrada para comer e ir no banheiro... Eu estava na fila do banheiro quando meu irmão apareceu atrás de mim e........
- Acharam as malas.
O QUE???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Eu não acreditei.
- João Paulo, não brinca com isso.
- Não to brincando.
- Como assim? Acharam onde? cade?
- Não sei, acabaram de ligar dizendo que acharam as malas.
Eu CHOREI. Serio. Chorei mesmo. Ri e chorei ao mesmo tempo. Que felicidade! Mas pera... alguém me explica essa história direito?
Sai do Mc e fui saber o que tava rolando de fato... porque eu só acreditaria vendo.
A Alitália ligou para um parente de uma das pessoas do nosso grupo para avisar que as malas já haviam saído para entrega.
A Aliátlia havia falado com um homem, que passou a informação para outro homem... OU SEJA....
Saiu de onde? De Roma? De Viena?
Elas iam ser entregues aonde? No hotel de Viena, onde estávamos? No hotel na República Tcheca em que estávamos indo?
Vamos ter que voltar? Vamos ter que pagar transporte?
ALGUÉM ME RESPONDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E a pessoa que tinha recebido a chamada, não sabia de nada.
Ou seja, não dava pra comemorar muito...
E ai começou os meus questionamentos internos:
Mas acharam todas as malas? Já pensou chega a mala de todo mundo e a minha ainda está perdida.... ai Deus...
Eu só ia sossegar mesmo a hora que botasse meus dois olhinhos na minha mini geladeira vermelha.
Mas, de qualquer forma, havia razões para crer! Havia esperança novamente!
Chegamos no meu hotel favorito de toda viagem na cidade de Brno. Não era um hotel super luxo, mas eu simpatizei com o lugar. O quarto era confortável, os funcionários amáveis e havia uma loja maravilhosa e com preço camarada onde eu fiz algumas comprinhas na volta (porque na volta paramos nele de novo).
Eu nem fui tomar banho antes de jantar, de tanta esperança que eu tinha que as malas chegassem... mas ao mesmo tempo, já estava mais conformada também... se tivesse que esperar mais um dia, ou sabe-se lá que rolo mais poderia dar, paciência...
Nós nos sentamos para jantar e eu tava naquele ponto de rir a toa de tão exausta que eu me sentia. Então, quem havia recebido a ligação sobre as malas passou correndo pela nossa mesa:
-Vamo, vamo... - ele nem conseguia falar.
- Vamo o quê? O que tá acontecendo? - A gente perguntava. Na minha mesa só havia gente com mala extraviada, mas ninguém pensou que poderia ser sobre as malas...
Então, um outro da mala extraviada disse:
-As malas chegaram!!!!!!!!!!
MASOQUÊ?????????????????????????
Saímos correndo da mesa. Quase levamos a toalha e a louça junto. O resto você confere no vídeo mais amador que você respeita. (Gente, lembrem: não sei filmar, não tinha bom equipamento, era uma correria louca que não dava pra ficar filmando direito eeee, eu não sei editar... mas espero que dê pra sentir um pouco de como foi o dia numa das cidades mais lindas que eu já estive).
Nesta noite ainda, depois da janta, celebramo a Eucaristia no refeitório do hotel.. eles nos deixaram mudar tudo para celebrar a Eucaristia!!! Bom, eu fiz uma Eucaristia em Ação de Graças pelas malas... hehehehe
Depois voltei para o quarto e abri a minha querida mala... espalhei tudo! Tomei banho: meu shampoo, meus cremes, meu pijama! Ai que noite maravilhosa eu tive... exausta porém feliz, desmaiei na cama, tanto que até perdi a hora no dia seguinte, quando seguimos para Praga.
Vamos falar rapidamente sobre os guias:
A Maria foi a nossa guia durante a JMJ todinha. Esteve conosco todos os dias. Que saudade dela! Uma polonesa muito gentil que falava espanhol fluente, mas sabia um pouco de português pela experiência de vida. Para mim, o portunhol dela era perfeitamente entendível. Ela já era uma senhora mas tinha rodinhas nos pés! Um fôlego, um pique.... não sei como ela aguentava... eu não aguentava o ritmo dela não.
Para os entendedores que entenderão quero dizer que: #entonces #despues.
Como estávamos em dois ônibus, no outro ônibus havia um outro guia, mais jovem, também polonês. O Bartho havia morado 2 anos no Brasil, então falava português fluente.
Porém, em Viena e Praga, embora a Maria e o Bartho nos acompanhassem, eles não eram os guias "oficiais", haviam outras pessoas que nos guiavam.
Entonces...
Praga é de tirar o fôlego! Eu não esperava que a cidade fosse tão linda! Sidney é uma cidade maravilhosa, eu amo Paris, mas Praga é surreal... há tanta história, tanta cultura... a paleta de cores da cidade é tão harmoniosa. Parece que as cores das construções combinam perfeitamente com a cor do céu, das nuvens, do rio, de tudo! Muita vontade de voltar... E EU HEI DE VOLTAR!
Uma curiosidade sobre Praga, que Maria nos contou, é que lá há muitas igrejas, um lugar onde a presença da Igreja era muito forte no passado. Porém, a secularização entrou lá de tal forma, que hoje as igrejas são museus e apenas 3% da população diz ter alguma religião.
Neste dia, nós andamos muuuuito. Por um lado, deu pra ver bastante a cidade maravilhosa, mas só por fora. Praticamente não entramos em quase nenhum lugar! Não posso contar muitas curiosidades e passar informações históricas porque, infelizmente, a parte em que eu reclamo no vídeo... era tenso mesmo. A guia desse dia (que não eram a Maria e o Bartho, mas uma outra mulher que ficou conosco somente aquele dia )... era complicado. Ela saia andando e falando sem parar naquele auricular... Era impossível acompanhar. Estava um calor absurdo, nós estávamos cansados, com fome, precisando ir ao banheiro, mas eles não paravam nem pra gente comprar uma água.
O pessoal começou a se irritar quando a fome começou a apertar... imagina que tínhamos tomado café entre 6h e 7h e era 15h e ainda estávamos sem comer, só andando naquele sol quente. Não havia humor que aguentasse. E não que não desse para parar para comprar água, comida, banheiro, descansar um pouco. Dava.... nós estávamos passeando apenas. Mas os guias não quebravam o roteiro por nada nesse mundo. Havia um horário a cumprir e dentro daquele horário era necessário mostrar tais coisas, passar por tais lugares....Muito inflexíveis nesse sentido.
Confesso que comecei a reclamar muito... é ruim isso, porque começou a tirar de mim o Espírito da Peregrinação... Comecei a julgar umas pessoas e murmurar muito. Que PEREGRINAÇÃO É ESSA?????!!!!!!! Minha vontade era sumir com aquela guia...
Mas valia a pena ver cada pedacinho daquela cidade....
De tirar o fôlego, não?
Um lugar especial pelo qual passamos foi o "Loreto de Praga". Na Itália, na cidade de Loreto, há um Santuário dedicado a Virgem Maria. Este santuário tem uma história impressionante, pois acredita-se que a Casa da Família de Nazaré foi milagrosamente transladada de Nazaré para Loreto, em razão das invasões muçulmanas na Terra Santa. (Para saber mais sobre essa história clique aqui)
Por isso, neste local está a Casa onde Jesus foi concebido e educado pela Virgem Maria e São José!
Pelo que eu entendi (me desculpem a imprecisão aqui), lá pelos anos de 1600, alguma Baronesa pediu para que fosse construído, em Praga, uma réplica do Santuário de Loreto. E nós pudemos visitá-lo. É muito bonito, foi uma pena termos passado por ele tão rápido. Infelizmente, não podíamos tirar foto... No vídeo, aparece alguma coisa e eu tirei algumas fotos externas.
Em uma das fachadas há uma representação em relevo da origem do ícone de Czestochowa, quando São Lucas adormece tentando representar a beleza de Maria e Jesus na mesa da Sagrada Família. (Para saber mais sobre o ícone clique aqui)
Bom, chegou uma hora que minha felicidade começou a ficar muito pequena.... e só melhorou depois que FINALMENTE nós paramos para almoçar. O restaurante tinha esse porão bem fresquinho, e pudemos descansar, ir ao banheiro e comer. Eu adorei o estilo do lugar e a comida estava bem gostosa. Aliás, eu comi uns pratos deliciosos de saladas nos restaurantes... As verduras e legumes eram tão frescos, crocantes e saborosos que quase nem precisavam de tempero... Aquilo e um franguinho grelhado... hum... delícia demais! O nome do restaurante onde comemos:
Depois nós seguimos para celebrar a Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde tem a imagem do Menino Jesus de Praga. Ao final, seguimos cantando pelas ruas de Praga e foi uma experiência inesquecível.
Imagem do Menino Jesus de Praga |

Bem, eu não pensei isso na hora...Só pensava que se alguma pessoa se sentisse tocada pelo Amor de Deus naquele momento... sentisse esperança em seu coração, estava bom...
Eu não reparei, mas outros jovens disseram que havia um bando de gente que começou a nos seguir até uma praça na cidade antiga onde continuamos a evangelização...
Praga foi um dia muito cansativo, onde eu experimentei um pouco o pecado da murmuração, mas o final do dia, com a Eucaristia e depois a evangelização nas ruas foi muito reconfortante e belíssimo!
De noite fomos para um outro hotel, em Praga mesmo, jantamos, tomamos banho e como eu estava morta de vontade de tomar um sorvete, com alguns jovens fomos em um KFC que tinha por perto. As pessoas eram muito amáveis conosco, apesar do sorvete ser bem ruim ali no KFC...
![]() |
As lindocas tomando um sorve no KFC em Praga! |
Créditos
Fotos: Deborah Regina Figueiredo
Gravação: Deborah Regina e João Paulo Figueiredo
Edição: Deborah Regina Figueiredo
Músicas
Moře kupodivů - Václav Noid Bárta
Tu - Ewa Farna
Andel - Tereza Kerndlova
Comentários
Postar um comentário