Chegando na Polônia!

No dia 23 de julho, nós saímos bem cedo de Praga e seguimos viagem até a Polônia, país maravilhoso também!

Foi o dia inteiro na estrada, bem cansativo.... Mas ai a gente aproveita para dar aquela dormida né, porque afinal, nem uma semana de peregrinação e eu já estava morta. Passamos pela Alemanha, e na fronteira com a Polônia paramos para almoçar. Foi a primeira vez que eu comi um prato típico polonês, o pierogi, uma massinha recheada, coberta com molho e queijo que... nossa... uma delícia!

Eucaristia na Catedral, Basílica de São Pedro e São Paulo, em Poznan
Quando chegamos na Polônia, fomos para Poznan, cidade da nossa guia Maria. Seguimos direto para a Catedral para celebrar a Eucaristia que foi presidida pelo Bispo Auxiliar da diocese. Estávamos em três povos: poloneses, peruanos e brasileiros. Foi maravilhoso! A celebração foi em três línguas, mas o mais emocionante eram os cantos... juntado as três línguas, se fazia um único idioma. A comunhão era algo maravilhoso.
Me tocou naquele dia a homilia do Bispo, onde ele falava que a Oração é um encontro de amor com Deus, porque Ele nos escuta e nos atende na Sua Misericórdia.

Depois, os poloneses haviam preparado para nós um ágape, um jantar, na beira de um lago a luz de velas! Lindo de mais! Muito zelo, muito amor, muito digno. Ser acolhido pelas pessoas, se sentir tão amado é uma Graça de Deus, um Dom verdadeiro!
O único problema é que na beira do lado... bem.... eu tava quase virando a pernilongo woman, porque haviam muitos que estava me devorando. Eu comi rapidinho e precisei ir para a rua, porque não estava aguentando as picadas doloridas. Eles picavam por cima da roupa, me picaram no rosto... e como o sou alérgica, não pude ficar ali, para não correr o risco de passar mal depois.
É que em Peregrinação, Deus protege muito a gente...se você tem rinite, ela não ataca. Você toma chuva, toma vários choques térmicos, mas não fica mal.... então, eu não fiquei inchada parecendo um peixe boi por causa das picadas.

Algumas fotos do nosso jantar no lago.


















Depois disso, nós sabíamos que íamos para um alojamento. Eu já estava esperando dormir em saco de dormir.... No caminho até o alojamento, nós passamos por um terreno aberto com várias tendas, música e muitos jovens bebendo, dançando e fumando. Era uma balada a céu aberto. Nós passamos cantando e, embora eu não entendesse o que diziam, eu sabia que estavam tirando sarro de nós. Bom, era o que parecia pelo menos.
Alguns bequinhos ali dava medinho de passar, então ficávamos bem juntinhos para que ninguém ficasse sozinho pra trás.

Então chegamos em uma "Escola Politécnica" para dormir e nossa, fui surpreendida totalmente! Achava que iria dormir em saco de dormir, mas havia quartos com duas camas, banheiro... como vocês poderão ver no vídeo.

No dia seguinte partimos para Varsóvia, uma cidade maravilhosa e muito marcada por sofrimentos...Foi um dia de tour muito rápido. Algumas fotos:

Luxo!

Varsóvia foi a primeira cidade polonesa invadida por Hitler, em 1939, sendo portanto uma das cidades mais atingidas. Há ruínas por toda a parte que são preservadas como um memorial. Por toda a cidade vemos as novas construções permeadas pelo que restou da Guerra. É muito tocante a forma como o passado sofrido se mistura com o presente que tem a Esperança como base.







O Memorial do Pequeno Insurgente fica no Memorial do Gueto de Varsóvia. É uma homenagem a todas as crianças que lutaram no Levante de Varsóvia, em 1944, contra as tropas Alemãs. Neste Gueto, aconteceu, em 1943, um outro levante desesperado dos judeus que escolheram morrer se rebelando contra os soldados alemães do que morrer no Campo de Concentração.







A Igreja da Santa Cruz é uma igreja maravilhosa que tem um quadro do Cristo Crucificado. É muito interessante, porque a igreja justamente "exalta" o Jesus Salvador que salvou a humanidade entrando na Cruz. Não é um ambiente triste, escuro e pesaroso, mas é iluminado, lindíssimo, com muito dourado que nos chama a admirar a beleza local que reflete a beleza do amor infinito de Cristo por nós, o Cristo Rei que foi glorificado na Cruz!












Na medida do possível, eu mantive uma alimentação saudável, até porque as opções de pratos de saladas eram maravilhosas. Essa mesmo tinha um molho pesto com uma muçarela muito maravilhosa! Saudade daqueles vegetais super saborosos, frescos...

Nicolau Copérnico!




Depois que acabou nosso dia em Varsóvia, seguimos para uma cidadezinha próxima chamada Milanówek onde vários irmãos nos receberam em uma escola para celebrar as Vésperas e depois comer um churrasco polonês.... Meio diferentão! hahahahah mas foi legal. Esses irmãos nos acolheram nas casas deles para passar a noite.
A Nic e eu fomos para a casa da Edyta que nos acolheu maravilhosamente!!!!!!!!!! Que pessoa mais simpática! Tivemos que ir a pé até a casa dela, com nossas super malas... passar pelo metrô, escadas, estradinha de terra com pedrinhas... foi um SUFOCO, mas o Espírito Santo da força!

O mais engraçado foi o café da manhã.... até então, nos hotéis, eu tava acostumada a ver tomate, pepino, peixe... porque tipo, hotel né.... Mas quando acordei na casa da Edyta e vi pepino e tomate em cima da mesa... com pão e leite... e ela insistindo para eu comer... sem sal e azeite ainda.... Ainda bem que eu acordei passando meio mal e pude ficar só no pãozinho com chá de hortelã. Mas o mais engraçado foi que quando chegamos na escola, às 7h pra seguir viagem, tinha uma polonesinha mandando ver num pepino como se fosse maçã!!!!!!!!!!!!!!!!! #CosasdePolonia.

Agora, o último vídeo editado da JMJ... qualidade decaiu, mas com o passar da peregrinação ia ficando cada vez mais difícil filmar....






Fotos e Vídeo: Deborah Regina Figueiredo



Comentários

Postagens mais visitadas