Lugares #3- Poznan
Sigo aqui, dando uma olhada no nosso roteiro e fazendo uma breve pesquisa dos lugares por onde meu grupo vai passar e a próxima parada é POZNAN! Uma cidade linda, linda da Polônia.
Lá, nós não devemos ficar em hotéis, mas devemos ser acolhidos… e eu espero que isso permita muita interação com o povo, porque se tem uma coisa maravilhosa que existe é essa interação com outros jovens, fazer novos amigos, conhecer novas culturas etc. Mas, enfim né, não sei… vai que a gente acabe só instalado em algum ginásio…
Eu nunca tinha ouvido falar de Poznan antes e fiquei surpresa quando li que é uma cidade em constante expansão, ganhando destaque no cenário mundial, tanto que ela foi o primeiro bispado da Polônia, em 968. Por isso, nesta cidade está a Basílica de São Pedro e São Paulo, a catedral mais antiga da Polônia,
Achei um texto bem legal falando sobre a Basílica:
Fonte: https://www.expedia.com.br/Catedral-Basilica-De-Sao-Pedro-E-Sao-Paulo-Poznan.d6114884.Guia-de-Viagem
"Com uma história que data do século X, essa catedral é um dos locais religiosos mais importantes no país.
A Catedral Basílica de São Pedro e São Paulo, comumente conhecida somente por Catedral de Poznań, é a catedral mais antiga na Polônia e o local de sepultamento de um dos governantes mais antigos do país. Admire os artefatos e as obras de arte de valor no interior da catedral e entre em sua cripta para ver as ruínas do antigo prédio românico que ficava no local.
Construída pela primeira vez no ano de 968, a catedral foi destruída, reconstruída e reformada diversas vezes ao longo dos séculos. Depois de danos significativos durante a batalha de libertação de Poznań em 1945, um grande incêndio revelou alguns de seus elementos iniciais góticos. Essa descoberta levou à reconstrução da catedral no estilo gótico que você vê atualmente. Ao passar pelos portais góticos da fachada frontal da catedral, encontre a incrível porta de bronze decorada com cenas das vidas de São Pedro e São Paulo.
O interior da catedral é rodeado por doze capelas. Encontre lápides da era da renascença da família Górka e do Bispo Benedykt Izdbieński na Capela do Santíssimo Sacramento. Observe o sarcófago dos primeiros reis da Polônia Mieszko I e Bolesław Chrobry na Capela Dourada. Essa capela também tem estátuas do século XIX dos dois monarcas criados pelo escultor alemão Christian Rauch.
Examine o altar, que tem um políptico com diversos painéis representando Nossa Senhora, rodeada por 14 santas. Observe os antigos túmulos de bronze dos períodos da renascença e gótico que ficam sobre pilares e em diversas paredes das capelas; elas foram criadas na oficina de Hermann e Peter Vischer.
Na cripta, veja as ruínas das primeiras encarnações pré-românicas e românicas da catedral. Aqui, você encontrará uma pia batismal do século X que acreditam ter sido usada para batizar o primeiro soberano polonês."
![]() |
INTERIOR DA BASÍLICA |
Agora, o que eu já saquei sobre essa cidade é que eu não posso sair de lá sem comer um rogal świętomarciński. Não, não é uma sopa de letrinhas! É um bolo típico da cidade dedicado a São Martinho. Ou vocês acham que é só no Brasil que a gente come os bolos de santos?
Rogal é um croissant (já amei) coberto por uma camada de açúcar e frutas secas (essas, a gente pode tirar…) e com um recheio de sementes de papoula (nunca comi!)
Comentários
Postar um comentário