JMJ Panamá - O que já sabemos oficialmente
Depois de fazer uma postagem dando uma olhadinha geral do que pode ter de legal no Panamá, hoje vou fazer um resumo de tudo que já saiu, oficialmente, sobre a JMJ 2019.
São os clássicos: peregrinação da Cruz e do Ícone, hino oficial, símbolo, tema, patronos....
1- Símbolos
Vocês sabem que a JMJ tem como símbolo a Cruz e o Ícone da Virgem que fazem uma peregrinação pelas dioceses do país sede. Até 2019, os símbolos vão passar pelo Panamá e por outros países da América Central.
![]() |
Peregrinação da Cruz e do Ícone pelas cidades da Polônia |
A Cruz de Madeira foi feita em 1983 por ocasião do Ano da Redenção, instituído pelo Papa João Paulo II. Durante a celebração de abertura deste ano, os jovens entraram na Basílica de São Pedro levando a Cruz, que ficou ali por 12 meses. No encerramento do Ano da Redenção, os jovens pediram ao Papa que lhes desse a Cruz, pedido atendido por São João Paulo II... e que depois passou a ser a Cruz Peregrina, símbolo das Jornadas.
O Ícone de Nossa Senhora Protetora do Povo Romano apareceu pela primeira vez num encontro mundial no Ano Jubilar de 2000. Em 2003, o Papa deu a réplica para que acompanhasse os jovens, assim como a Cruz.
2- Lema
A XXXV Jornada Mundial da Juventude terá como lema: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-me em mim segundo a Sua vontade", tirado do Evangelho de São Lucas, capítulo 1, versículo 38. Eu fico muito contente, porque isso significa que será uma JMJ especialmente mariana! Eu sei que a Virgem sempre nos acompanha, mas em 2019, nos acompanhará de um maneira especial e espero e rezo para que nos ajude a ter esse espírito de fazer a vontade do Senhor.
3- Hino
Composto por Abdiel Jiménez e Aníbal Muñoz, eis o hino da JMJ 2019:
Nossa, já to até vendo a gente, no campo do Encontro com o Papa, esse hino tocando repetidas vezes... e grudando na cabeça.... dá uma nostalgia até... porque, algumas coisas nunca mudam.... e uma delas é o hino da JMJ, que tem sempre o mesmo "espírito"... e bom, desculpem a sinceridade, mas eu acho todos meio parecidos. Exceto pelo hino da JMJ 2002 no Canadá. Acho que foi o mais bonito de todos os hinos feito até hoje: Quem quiser conferir:
Nossa.... que saudade do Papa João Paulo II....
4- Logo
Geralmente é escolhido por um concurso e a ganhadora do logo oficial da JMJ 2019 foi uma jovem panamenha de 20 anos, Ambar Calvo.
Olha, eu gostei bastante desse logo e gostei do significado de cada parte dele:
O formato de um coração representa o grande amor de Maria por nós, ao mesmo tempo em que forma um "M".

E a cruz vermelha é a Cruz peregrina!
As cores:
Além de ter as cores da bandeira do Panamá, o vermelho faz alusão à Paixão de Cristo e o azul à Virgem Maria. Porém, as tonalidades diferentes fazem alusão aos dois oceanos que banham o Panamá: o azul escuro representa o Oceano Pacífico e o azul claro, o Mar do Caribe.
Simples, delicado e bonito. Eu gostei mesmo!
E assim vai se formando a JMJ Panamá 2019!!! Que está suuuper perto.
Eu fiz um resumo prático, mas vocês encontram todas essas informações e algumas outras no site oficial:
Comentários
Postar um comentário