Um primeiro olhar sobre o Panamá

Eu sei que disse na última postagem que estava bem desanimada com relação a trabalhar para ir para a JMJ de 2019, mas.... não posso me deixar abater. Claro que Deus é quem sabe, porém... eu preciso fazer a minha parte.
Então, fui atrás de fazer uma das coisas que mais curto: pesquisar.

Eu tive uma experiência diferente com a JMJ de Cracóvia por ter pesquisado bastante sobre os lugares que íamos visitar. Isso fez com que eu aproveitasse muito mais e entendesse muito mais o significado de estar em cada lugar.
Mas, mesmo sem pesquisar, já sabíamos bastante sobre a região: II Guerra Mundial, Divina Misericórdia, São João Paulo II...

Mas... e o Panamá? Quem conhece o Panamá? O que sabemos sobre o Panamá? Eu não sei nada... a única coisa que ouvi dizer sobre o país é que ele é conhecido como Dubai Americana.... conhecido por quem eu não sei, porque nunca ouvi falar isso.



Então, vamos lá! No texto de hoje vamos começar a conhecer um pouco sobre o país sede da próxima Jornada Mundial da Juventude. Já aviso que essa é uma pesquisa feita na internet....

O Panamá está na América Central e faz fronteira com Costa Rica, Colômbia... No meio do Caribe....

Micro mini país. 

A Capital é a Cidade do Panamá




A língua oficial é o castelhano.

Por incrível que pareça, o Panamá é a segunda maior economia da América Central, com o maior consumo per capta da região. Em  2013, ele estava em 59º lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano.

A moeda oficial é a Balboa.


Nossa. Eu sei. A piada é HORRÍVEL. Mas eu não resisti.

A moeda foi batizada com este nome em homenagem ao conquistador espanhol Vasco Núñez de Balboa.
Porém, eles também aceitam dólares no Panamá, já que a cotação com relação a moeda norte-americana é de 1:1.




Bom, se a equivalência é um por um.... já começamos a entender porque essa JMJ vai sair cara.

Sobre o clima, algo com que sempre nos preocupamos, é tropical, quente e úmido, com noites frescas e chove bastante.

Alguns pontos turísticos:

- Casco Antiguo

Também chamado de San Felipe, é o centro histórico da Cidade do Panamá. Eu amo centros históricos! É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é o bairro onde está o Palácio Presidencial.
Palácio mais modesto, vocês não acham?

Apesar de ser histórico, é um centro que tem bastante atividade noturna, com shows, bares, restaurantes, sendo um lugar bem turístico mesmo. Nossa... já to imaginando esse centro abarrotado de peregrinos, os restaurantes com aquelas filas quilométricas....
No Centro Histórico está a Praça da Independência onde podemos encontrar a Catedral, o Museu do Canal do Panamá, o Museu de História e o Paço Municipal.

No Centro também podemos visitar a Praça Bolívar, dedicada a Simon Bolivar, militar que encabeçou os movimentos de independência da América Espanhola. A Praça é rodeada por bares, pelo Palácio Bolívar, Igreja de São Francisco, Igreja San Felipe Neri e Teatro Nacional.

Praça Bolívar vista de cima

Outra praça do Casco Antigo é a Praça França, uma homenagem aos construtores do Canal do Panamá. (Fica aqui uma dúvida, já que o canal foi construído pelos EUA.........)

Praça França


Mas nem só de Praças vive o Centro Histórico.

O Paseo de las Veraneras é o local ideal para comprar aquela lembrança da cidade e fazer fotos no túnel de flores. Dali, também é possível ver os navios se alinhando para entrar no Canal do Panamá.


Do Convento Santo Domingos, construído em 1678 e do convento da Companhia de Jesus só sobraram as ruínas para serem vistas.

Ruínas do Convento de Santo Domingos

Com a pequena Igreja de São José, descobrimos uma das primeiras histórias interessantes do Panamá.
Diz a lenda que o interior da igreja era todo ornamentado com mogno e folhas de ouro, o que a tornava um alvo de piratas e saqueadores. Para protege-la, o padre responsável por ela, pintou todo o interior de preto para que os invasores não descobrissem nada valioso.
Certo dia, quando o pirata Henri Morgan chegou na igreja, o padre afirmou que não tinham dinheiro nem para terminar o altar. Para a maior surpresa, o pirata deu ao sacerdote algumas moedas de ouro e disse "Eu não sei por quê, mas creio que o senhor é mais pirata que eu!"


Canal do Panamá

O famoso Canal do Panamá começou a ser construído em 1904 com o objetivo de ligar os oceanos
Atlântico e Pacífico e facilitar o comércio. A construção foi de interesse dos Estados Unidos que, mais do que facilitar as navegações, via no Panamá um local estratégico para instalar uma base militar. O presidente dos EUA da época, que apoiou a construção, foi Theodore Rosevelt. O canal possui 80 km de extensão e foi inaugurado em 1914.
Bom, pra resumir é isso.




Olha, confesso que eu nunca pensei no Panamá com muito interesse e creio que a JMJ fará com quem possamos descobrir mais sobre este país....
Mas, nesta primeira pesquisa, devo dizer que a Cidade do Panamá me pareceu um lugar bastante agradável.
Quando eu souber mais coisas, eu compartilho!

Aliás, se tem alguém que está lendo este texto e tem mais informações sobre o Panamá, pode comentar ou me mandar uma mensagem pela página no Facebook! (Diário de uma Peregrina). Vai ser muito bacana e útil essa troca de informações.

Quem quiser explorar um pouco mais, eu achei esse site do Governo Panamenho que apresenta várias informações turísticas interessantes sobre o país. Vale a pena dar uma olhada:

http://es.visitpanama.com/





Comentários

Postagens mais visitadas