Bagagem #1

No último final de semana reassumi cem por centro a produção de doces pros meus irmãos venderem na escola. O que mais vende são as trufas, porém com o calor que anda fazendo é impossível lidar com o chocolate. No domingo eu fui temperar o chocolate ao leite para banhar os “falsos alfajores” e tava difícil demais, porque o chocolate não chegava na temperatura correta. Estou aqui pensando que da próxima vez talvez eu meta ele na água fria. Eu não sei se isso é o ideal…, mas se a temperatura ambiente tá desfavorável, vou ter que tentar uns artifícios.

Bom, na ultima semana eu comecei a pensar na minha mala. "NOSSA, MAS JÁ???" Olha, na verdade eu acho que já está tarde demais, porque eu preciso comprar muita coisa e deveria ter começado a fazer isso no ano passado, pra poder ir comprando bem aos poucos. Agora já ta apertado. Por conta da situação difícil, pensar em comprar já dá um desanimo e minha mãe (pareceira de compras) também não está nenhum pouco inspirada, então já vai batendo aquela bad.

Mas eu vou dizer que é uma bad passageira, porque depois eu penso “cara, não adianta, tem que fazer a lista e começar a ir atrás” e eu sei que se eu chegar pra minha mãe e falar “VAMOS”, ela vai. E é só começar a olhar umas vitrines que a gente já se anima, especialmente se tem promoção. Aliás, é justamente por isso que eu já quero ir atrás de umas roupas, pra aproveitar as promoções de verão.

Se eu fosse rica, compraria tudo tudo tudo que eu preciso, mas estou começando a considerar a possibilidade de emprestar algumas coisas, como por exemplo, mala. A minha mala, eu comprei para a JMJ de Madrid em 2011… ela está inteira até, mas ao mesmo tempo já tá bem usada e eu queria uma nova, mais forte pra levar pra Cracóvia, porém se não der pra comprar talvez eu leve a minha mesmo ou acabe emprestando. Na verdade, lá em casa, eu sou a única que tem uma mala mais inteira, de modo que eu acho que minha mãe vai ver de emprestar várias malas. Quero dizer, não vou meter os pés pelas mãos. Melhor gastar com aquilo que não tem alternativa.

Outra coisa complicada que está na minha lista é mochila. Sim, a gente ganha a mochila do peregrino, mas olha, eu acho essas mochilas super fraquinhas e as vezes nem são mochilas de verdades… não me lembro em qual peregrinação que foi…. a da Austrália talvez? que a mochila era mais um saquinho que não cabia nada dentro. Além disso, a gente só recebe o kit peregrino na semana da Jornada, de modo que eu preciso de uma mochila para os dias anteriores da semana oficial.

Mochila eu não tenho mesmo. Aliás, tenho, mas ela está tão estropiada que tá lá no quartinho para ser doada ou jogada fora. Eu gostaria muito de comprar uma, porque eu uso muito mochila, porém, se não der, vou ver se consigo uma emprestada. Minha mãe tinha uma maravilhosa que ela comprou para ir pra Madri, um achado numa meeega promoção. Mas eu surrupiei a mochila dela e usei tanto tanto tanto que detonei a bolsa…


Saco de dormir... graças a Deus a gente tem e são uns sacos ótimos…. na verdade são super velhos, desde as primeiras peregrinações que meus pais foram… mas eles são grossos, fortes… perfeitos. Então, um problema a menos.

Capa de chuva também temos em casa, aquelas capas de verdade e não feita com sacolinha de por fruta de mercado.

Bom, tirando as coisas grandes, vem os detalhes. Vou confessar uma coisa pra vocês… mesmo que seja pra uma viagem maravilhosa dessas, eu odeio fazer mala. Nunca sei que roupas e sapatos levar e na dúvida acabo levando coisa demais. Sem falar nos detalhes sabe, tipo, maquiagem, higiene pessoal, isso e aquilo e aquelas coisas que você só leva para peregrinação… sei lá, uma lanterninha, lenços umedecidos e tal. Eu detesto pegar essas coisas e sempre fico com a sensação de que to esquecendo algo.

Apesar de que, começar a preparar agora as coisas que vou levar pra viagem aumentam a expectativa e a ansiedade, embora me faça pensar muito no avião.

AAAAAAAAHHHHHH, eu não sei se comentei da outra vez, mas além do medão que eu tenho de voar, morro de medo de que a mala extravie…. Gente, quando eu desembarco, aquelas minutos na esteira esperando a bagagem é tortura demais!!! Quando a minha mala vem logo, ok, alívio, mas e quando eu vejo todo mundo saindo com as bagagens, a esteira ficando vazia e nem sinal da minha mala? Já fico imaginando como vou passar os próximos 15 dias sem as minhas coisas e pior, sempre penso “e se nunca mais minha mala for encontrada????”. Bom, nunca passei por isso, mas sempre considero a possibilidade… é bom estar preparado pra tudo.

Então, eu estava conversando com a minha queridona amiga Anna que é polonesa e mora em Cracóvia. Nos conhecemos no Rio e mantemos contato até hoje. Somos amigas mesmo, conversamos sobre tudo. Esses dias eu fui perguntar pra ela sobre que tipo de roupa levar…. porque teoricamente será verão, mas sabe como são esses países na prática… eu lembro quando fui pra Alemanha…”aaaahhh verão Europeu é de torrar os rins”. E lá fui eu, só com roupinhas pra aguentar os 40 graus. Quase morri congelada. Se aquilo é verão, nem imagino o que seja o inverno.

A Anna me disse que o verão lá é mais úmido e que as temperaturas durante o dia ficam entre 20 e 25 graus. Gente, achei perfeito. É a temperatura ideal para uma peregrinação. Não é frio e nem calor demais. É perfeito. Porém, de noite… os termômetros marcam entre 10 e 12 graus. Isso é que o faz nas noites de inverno em São Paulo!!!!!!! Ou seja, pra mim, durante a noite estará frio. A Anna disse que excepcionalmente, um dia ou outro pode chegar a fazer entre 30 e 35 graus e que quando esquenta assim é sinal de chuva.

Ou seja, se você mora no Sul, você deve saber exatamente o que levar. Se você mora no Norte ou Nordeste, sugiro que você pense que vá para um lugar frio, com uma ou outra peça de calor. E se você mora no Sudeste ou Centro-oeste, acho que passaremos bem com calças e camisetas leves, porém podemos por uma regatinha e bermuda na mala, e claro, não podemos esquecer de uns casacos de jeito nenhum!

Eu comprei um moletom lindo com motivos da Jornada e estou feliz que provavelmente poderei usá-lo =D Só estou na dúvida com relação ao pijama… eu ia comprar uns pijamas meia-estação… mas agora, não sei se levo só os meus de manga longa, porque se a gente fica hospedado em ginásio, esses tipos de lugares, provavelmente faça bastante frio a noite.

Eu estou preocupada com o calçado também. É bom levar dois tênis… eu acho. Eu ganhei um (UHUUUUL), mas ainda preciso de outro. Além disso, eu queria levar algo que fosse bem confortável e deixasse os pés mais arejados e que também fosse bom pra caminhar. Perto da minha casa tem uma loja que tem umas sandalinhas ideias, exatamente desse jeito que eu quero, mas elas custam uma fortuna. Eu pensei até de ver se tem alguma coisa da Crocs que seja meio sandália, meio sapatilha… não sei se tem.

Além disso tem uns supérfluos que eu queria, tipo, óculos de sol… e os necessários mesmo, tipo, meias.

E nessa lista vai: lenços umedecidos, álcool em gel, protetor solar etc etc etc… acho que essa semana vou fazer a lista e começar a procurar algumas promoções.

E vocês? já tão pensando na bagagem? já compraram alguma coisa? Quais dicas vocês dão?

Aos marinheiros de primeira viagem eu diria pra ir já atrás de saco de dormir, mala, mochila, capa de chuva. São coisas essenciais, que custam caro e é sempre bom dar uma pesquisada no material, no preço….
















Comentários

Postagens mais visitadas