Atualização do Projeto Verão Europeu #1

Ok. Vamos falar da vergonha. Vamos falar como anda o Projeto Verão Europeu.

Uma tristeza.


                                          


Faz um mês e meio que eu comecei e o progresso foi ZERO. Não emagreci uma grama. É verdade que eu não me pesei ainda, mas basta olhar pras banhas que continuam as mesmas. Dizem que o ideal é perder meio quilo por semana, de modo que eu já deveria estar pelo menos vai... 1,5 quilos mais magra, mas continuo me sentindo do mesmo jeito.

*tears*

Bom, vamos a rotina… Eu não tenho muito horário pra acordar. Ultimamente tenho acordado às 7h30, mas geralmente levanto entre 8h e 8h30 e aí vou tomar meu café da manhã. Eu amo o café da manhã. Acordo com bastante apetite e se pudesse, tomaria café colonial todos os dias. Além do que, se eu acordo e fico mais de 30 minutos sem comer, meu estômago arde demais. Fico sem almoçar, jantar, mas o café da manhã é muito necessário pra mim.

Basicamente meu café da manhã se baseia em: frutas (quando tem). A mais comum é melão, mas às vezes tem manga ou melancia ou mamão. Depende do que meu pai comprou. Eu gosto muito de frutas e adoro abrir a primeira refeição do dia com frutas! Parece que ela prepara a boca e o estômago para receber mais comidinhas. Especialmente no verão, é delicioso começar com uma melancia ou uma manga bem geladinha!
Depois eu tomo um copo de leite semidesnatado, porque desnatado é muito aguado, com uma colher de Nescau light. Eu não bebo café e não abro mão do meu leitinho com achocolatado de manhã, então, comprei o light e olha gente….. recomendo viu. Ele é mais doce que o Nescau “normal”, por isso uma colher de sobremesa já resolve. E claro, não ponho açúcar, nem adoçante nem nada.

Eu como, na maioria das vezes, duas torradas com manteiga, manteiga mesmo e não margarina ou uma fatia de pão de forma integral com manteiga. E beleza, esse é meu café da manhã.

Meu almoço é às 11h30, por causa do meu horário de trabalho. Eu troquei o arroz branco pelo integral. Apesar de demorar muito pra cozinhar - você tem que começar a fazer uma hora antes de comer - eu adoro arroz integral, prefiro bem mais que o branco. Ele é ótimo, porque o branco só tem amido praticamente, e o integral tem mais fibras e nutrientes importantes. Desse modo eu como menos (umas 2 ou 3 colheres de sopa) e me sinto bem saciada. Isso não é conversa não, é fato, pelo menos pra mim. Feijãozinho acompanha sempre, mas é menos feijão que o arroz. A mistura varia muito… por causa da situação difícil, temos comido muito frango em casa… geralmente filé de frango… ou carne de porco. Carne vermelha é mais uma carne moída, tipo, acém….e eu procuro variar bem na salada. Tomate e alface é todo dia, mas eu procuro sempre comprar cenoura, beterraba, brócolis e pepino, para incrementar e variar. O bom é que eu amo salada, qualquer uma (menos chuchu e mandioquinha), então pra mim, salada não é coisa de dieta, é uma delícia!

Aí vem a parte difícil. A parte que eu tenho pecado muuuuito...não comer doce após o almoço. É muito difícil mesmo. Muito muito muito. Porque parece que todo o meu ser foca no doce e se eu não como é uma tortura. E eu sofro, porque eu não deveria comer, mas eu como. Por isso fico feliz quando não tem.


                                            


Bom, o que eu procuro fazer, mas não é sempre, é gelatina zero… porque ela dá uma aliviada nesse negócio da sobremesa. O problema é que gelatina zero é muito caro… e como toda a minha família gosta, a gente acaba comprando fazendo a "normal" mesmo….


Ah! outra coisa que eu me propus a fazer, mas não cumpro…. bom, eu fui lá na Cacau Show e comprei vários tabletinhos de chocolate amargo e chocolate diet… a ideia era: não comer doces NUNCA e quando eu me sentisse muito atacada, eu comeria um chocolate desse. O problema é que…………………. eu acabo comendo um docinho normal e os chocolates permitidos estão todos lá… encostados. Tipo, não é que eu me acabo no doce, mas por exemplo…. os brigadeiros que sobraram do final de semana… eu como um. Um só. Tirando ontem que me deu um ataque e eu comi 4………….. mas foi só ontem, eu JURO!!! Eu só preciso de um pouquinho desse açúcar maligno pra me sentir completa.

Durante a tarde é bem tranquilo. Eu queria comer de três em três horas, mas como só tenho 15 minutos de intervalo cronometrado e acho chato ficar comendo na redação, acabo comendo só nesses 15 minutos (digo, porque estou no trabalho). Meu lanchinho SEMPRE conta com uma Belvita. Eu amo essas bolacinhas. Eu acho uma delícia e ela realmente sacia. E eu sempre acompanho a Belvita com um iogurte light ou com uma fruta, tipo, maçã, pera, goiaba...

Aí chega o GRANDE problema. Chegar em casa às 18h30. Não é que eu chego com fome. Eu chego desesperada. E sério, não é fome não… é uma vontade louca de comer e comer coisas gordurosas e bem açucaras, tipo um pedação de bolo bem recheudo que graças a Deus, nunca tem em casa. Mas tem outras coisas…. e aí eu acabo fazendo aquilo que é mortal em qualquer dieta: BELISCAR!!!!!! Parece que meu corpo não obedece a minha mente, porque minha mente fica pensando “não come, não come NÃO COME”, mas minhas mãos vão automaticamente abrindo os armários e colocando a comida na boca. Horrível. Desesperador.
Será que um psicólogo poderia me ajudar com isso? A ter auto controle nessa hora??? SOS.


                                                   


Bom, e aí, depois que acalma a fera da ansiedade, eu janto, lá pelas 21h. Minha janta sempre é um lanche de pão de forma integral, um pouco de maionese pra umedecer o pão, peito de peru, mussarela…. eu queria muito que fosse queijo branco, mas uma bolinha que dura uma semana custa dez reais e não dá pra gastar 40 reais por mês com queijo, então é uma fatia de mussarela mesmo. E saladinhas… alface, tomate, pepino… e o que tiver…. cenoura, beterraba ralada… hummm… eu adoro! E aí é de boa. Nesse momento eu consigo controlar minha vontade de comer doce ou de comer dois lanches.

De final de semana, a coisa é mais complicada, porque no sábado geralmente comemos muito carboidrato no almoço e na janta. Mas eu procuro me controlar bastante….e a prova de que tudo é uma questão psicológica: eu fico tão culpada pela ingestão de carboidrato nas refeições que não como doces. Eu consigo não comer. Pra equilibrar com o carboidrato. Ai no domingo eu procuro dar uma desencanada e comer umas besteiras sem culpa.

Além disso, eu tenho tomado 2,5 litros de água por dia e acho que isso é o que mais tem me beneficiado. Eu me sinto menos inchada, principalmente quando estou naquele período feminino. Meu intestino tem funcionado muito bem e minha pele melhorou muito! Quando estou naquele período feminino, sai umas crateras inflamadas na minha cara, mas nos dois últimos meses não foi assim e tudo graças a água! Quer dizer, pelo menos eu acho que é a água. Eu fico com uma garrafinha de vidro de meio litro o dia todo perto de mim e olha, acreditem, vira um hábito. No começo você tem que se forçar um pouco a beber tudo isso, mas depois, seu organismo sente falta, ele literalmente pede água.


Bom, atividades físicas...acho que me falta uma coisa mais intensa também. De 3 a 4 vezes por semana eu saio para fazer uma hora de caminhada. Nesse mês de fevereiro comecei a fazer pequenos treinos de corrida, porque meu objetivo é fazer uma hora de corrida. Só que eu não tenho muita força na perna e muito menos fôlego. Dois minutos correndo e parece que eu não tenho mais ar nos pulmões e minhas pernas doem bastante. Bom, agora já está melhorando, estou acostumando…. mas ainda assim eu corro só um pouquinho. Corro um pouco, ando até voltar a respiração normal, corro mais um pouco….e assim vai. Até que uma hora eu paro a corrida e só ando. Eu sei que não é a melhor maneira de treinar, mas eu não tenho relógio pra calcular o tempo, então, vou fazendo no meu ritmo. Aos pouco percebo que consigo aumentar o tempo de corrida.

Essa tem sido minha rotina e acho que não tenho tido tanto resultado como eu gostaria… bom, a atividade física realmente alivia o estresse, tem me ajudado a dormir melhor e a não sentir tantas dores nas costas, mas PERDER AS BANHAS NÃO TÁ ROLANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Mas eu não vou desistir! NÃO VOU. Vou continuar e me esforçar pra conseguir fazer uma dieta mais decente. Dia 8 de maço vou na endocrino e vou choramingar pra ela uma dieta. Da ultima vez ela disse que só ia me dar dieta quando terminasse meu tratamento, mas esse tratamento vai demorar demais e eu TENHO PRESSA.

Perdoem por estragar as expectativas de vocês, mas quem sofre mais sou eu, sentada aqui, vendo essa mega circunferência abdominal.

Comentários

Postagens mais visitadas