Bagagem #2

Hoje estou sentindo aquela felicidade indigna capitalista por ter feito compras! Passei numa loja de sapatos que eu amo e estava com 50% de desconto. Comprei uma sandália bem confortável e uma Alpargata, já pensando na peregrinação, por um preço maravilhoso! A Alpargata saiu por R$ 60,00, da Perky, mais barato que Havaianas. Ela é bem confortável e mais leve que um tênis, por isso quis comprar. E a sandália rasteira delícia da Orcade (melhor marca de sapatos da vida. Conheci a fábrica há uns anos, ganhei uma sandália deles que eu amei até o fim. É que chegou uma hora que ela estava caindo aos pedaços de tanto que eu usei, então tive que jogar fora, não tinha condições de dar embora).

Enfim. Mas então, meu último texto gerou várias perguntas e comentários sobre bagagem, o que levar e tal. Por isso pensei em fazer uma serie de postagens sobre bagagens….provavelmente não será tudo seguidinho, mas vou tentar falar tudo que eu costumo levar.
Devo dizer que eu não sou uma consultora de malas, mas vou compartilhar com vocês minha experiência dessa vida de peregrina. Acho que cada um tem sua maneira de se organizar melhor. Devo ressaltar que eu sou meio exagerada também… sempre acho que to levando coisa demais, mas eu acho super difícil fazer malas. Pra esse ano quero mudar algumas coisas, quero ver se consigo ser mais econômica… por isso vou dar umas dicas do que eu considero essencial, do que eu considero proibido e do que é facultativo.

Pra começar vou falar de coisas “grandes” e cem por cento essenciais. Coisas que eu sugiro que vocês comecem a buscar desde JÁ, porque exigem pesquisa para aliar boa qualidade a melhor preço, já que são coisas caras e quanto antes você resolver, melhor.

Vamos começar com a mala.

Bom, o limite de peso da bagagem varia de companhia para companhia, mas segundo informação do meu amigo Jhonny que trabalha na AZUL, a média é entre 23 e 30 quilos. Ou seja, primeiro procure saber o quanto é o limite da sua companhia para você não extrapolar, porque eu já vi isso acontecer… gente ali no aeroporto dividindo bagagem nas malas dos amigos porque estava com excesso de peso.

Segundo: lembre-se, você está indo para uma peregrinação, o que significa que provavelmente você não tenha táxi para transportar você, não vai ficar em hotel em que eles levam sua mala até o quarto e que o que uma peregrinação realmente exige é: conforto e praticidade.

Sobre a mala, eu não aconselho que ela seja tipo bolsa de alça, sem rodinhas. É bem provável, e eu passei por isso em todas as JMJ’s, que em vários momentos você tenha que andar longos trechos de um alojamento até o outro carregando todas as suas malas. Eu já andei pela rua com toda a bagagem, já tive que pegar ônibus com as malas, metrô…. subir escada…. ou seja, se você levar uma bolsa que você tenha que carregar num braço só, além da sua mochila, provavelmente você vai sofrer. Então, absolutamente, eu não recomendo este tipo de bolsa.

Alguém aqui recomenda esse tipo de bolsa? Comente!



Mochilão de acampamento.



Olha, eu não usaria este tipo de mala, mas já muuuuita gente usar em peregrinação. Acredito que quem usa considera ideal, mas eu nunca usei e só posso dizer porque não uso.
O primeiro é o mesmo motivo da bolsa: peso. Ter que carregar tudo nas costas. O segundo é que não acho muito prático na organização das coisas… as roupas tem que ficar empilhada, os sapatos… não sei…
Quando você acorda perdendo hora de manhã, tem que revirar tudo para achar as peças….essa é a minha impressão. Então, se você usa o mochilão, me conta quais são as vantagens e porque você recomenda usar este tipo de mala! A gente pode postar aqui no blog depois.

O que eu definitivamente uso e recomendo: mala de rodinha.
Vamos esclarecer que se você tiver que andar, pegar ônibus e metro com sua bagagem, qualquer
tipo de mala vai dar trabalho. Mas eu prefiro puxar uma de rodinhas, acho mais leve e fácil. Além disso acho que é super mais prático a organização das roupas e tudo o mais dentro dela. Tem espaço, você visualiza bem tudo, tem aquela parte na tampa que dá pra por as roupas íntimas… fácil abrir, fechar… Eu prefiro muito mais essa.

Mas atenção! cuidado com o tamanho. Já teve gente no meu grupo que levou aquelas malas que parecem uma geladeira, cabe uma pessoa dentro. Mesmo que eu seja exagerada, eu digo: você não precisa de tudo isso. Além de ser bastante desajeitado e pesado para você carregar. Eu não sei dizer qual é o tamanho da milha mala… E eu não estava junto quando ela foi comprada, mas eu acredito que num jogo padrão de três malas, a minha é a M. Mas é bom você ver na loja, porque às vezes tem umas G que não são tão grandes, ou tem umas M que são bem grandes….

Se você der uma boa pesquisada, vai ver que, embora pareça pequena, essas malas médias permitem que você coloque muita coisa dentro delas. A minha tem um zíper extra que permite você aumentar a altura da mala e isso aumento bem espaço.

Dica: A Le Postiche está com liquidação! Dei uma acessada no site e acho que pra quem pode, este é o momento de aproveitar!!! http://www.lepostiche.com.br/



Próximo item essencial: mochila.
ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!


Eu já falei no último texto que, apesar de ganhar a mochila no kit peregrino, eu sempre levo a minha própria mochila. Na verdade eu não uso nunca a do kit (só depois que eu volto), porque é uma mochila pequena e fraquinha. A única exceção foi a que eles deram no Canadá…. espaçosa, linda, diferente. (Eu não fui pro Canadá, mas meus pais foram). Eu só uso a mochila para colocar alguma coisa que não cabe na mala na volta, tipo compras ou a roupa suja.






Como eu uso muito mochila no meu dia a dia, se é pra comprar, já prefiro comprar uma grande, forte e boa. Na verdade, meu exagero acontece nessa hora… porque eu coloco tuuuuuuuudo na mochila, por isso compro uma grande. Mas sofro com o peso dela ao longo do dia, por isso esse ano quero melhorar nesse quesito. Mas pode ser uma mochila tipo escolar, normal que você possa carregar com tranquilidade. Depois posso fazer um texto sobre o que levar na mochila.

Minha amiga Maiara disse que lá em São Paulo, na 25 de Março, José Paulino e relativos (não conheço nada lá) tem umas mochilas muito legais por R$ 60, R$65, então quem pode, vale a pena dar uma chegada lá.

Saco de dormir:
Olha… saco de dormir é imprescindível, porém eu não posso falar sobre isso porque os sacos que temos em casa são das peregrinações que meus pais iam no começo de casados… eu não sei a marca, nem de onde vieram. Sei que eles são bem espaçosos, acolchoadinhos, quentinhos e apesar de não ser impermeável, o tecido parece uma loninha que sempre me protegeu bem do sereno. A dica é: começar a pesquisar e procurar um que una qualidade e bom preço. Saco de dormir não é colchão, mas tem uns que são muito fininhos, parecem um lençol… e tem outros melhores, forradinhos…. tem saco isolante térmico, impermeável… minha dica é que comecem a pesquisar desde já! Se alguém tá lendo isso aqui e manja de saco de dormir, fala comigo que a gente posta depois.
GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!! MAS AGORA EU QUERO UM DESSE!!!

ou…

Colchão inflável.




Eu nunca levei, mas já vi muuuita gente levar. Em 2013 eu fiquei hospedada em uma casa e dormi num colchão inflável… olha...se der pra levar, LEVE, porque ele é uma delícia. Conforme a perê vai passando, a gente vai ficando quebrado de dormir no chão, sem falar da canseira física por toda a caminhada dos dias, o dormir pouco e tal. Eu fico com o quadril dolorido por dormir em saco de dormir… então, chegar de noite e dormir num inflável… é uma delícia! Só que tem que ter bem os esquemas de encher e de conseguir dobrar direitinho para caber de volta na mala

Isolante térmico:

Acredito que esse seja bastante opcional. Eu só levei para a Austrália porque estava no inverno lá…
E confesso que me fez falta no Rio na noite da vigília. O chão da calçada de Copacabana, além de me machucar por conta daqueles ladrilhos, estava gelado demais e quele gelo foi penetrando no saco de dormir, adentrando pela minha pele, chegando nos ossos e eu batia os dentes de frio… Como na Polônia a temperatura cai bastante de noite, dependendo de onde estivermos hospedados, vale a pena. Eu não sei se vou levar, mas fica aí a dica.

A minha é exatamente essa... Amarelo gema


Capa de Chuva: outro item essencial. Eu sugiro que não deixem para comprar lá aquelas capas de chuva de sacolinha de camelô. Até porque elas são descartáveis e é bom ter uma que seja forte e resistente. Aconselho você a ir nessas lojas de pesca ou artigos esportivos e procurar uma boa capa de chuva que tenha capuz, chegue até seu tornozelo e feche bem fechadinho. Ah!!!! então, e que seja de abrir e fechar e não de vestir pela cabeça, Entendem a diferença? Porque imagina que você está com a capa toda molhada e ai você tem que tirar pela cabeça, já vai se molhar todo. E depois tem que desvirar do avesso… olha, melhor uma de abotoar.



Item do exagero: sombrinha.
Sim. Sombrinha é exagero? é. Mas eu levo em todas as peregrinações. Além da capa da chuva? Sim!!! E digo mais: usei em todas e não me arrependo.

Sabe aquele dia que o tempo está bipolar e fica naquela garoa fina que cai e para, cai e para, cai e para? Pois bem, ao invés de tirar e colocar a capa de chuva 70 vezes, eu uso a sombrinha.

“Mas porque você não fica com a capa de chuva de uma vez? como uma blusa?”. Porque ela é impermeável e não deixa o suor evaporar, de modo que você fica meio nojento e com um calor desgraçado.

Além disso, a sombrinha sempre salvou, literalmente, a minha pele, principalmente no final de semana do encontro com o Papa, que a gente fica lá, torrando no sol. Como eu tenho a pele muito sensível e tenho paúra de tomar muito sol, uso super a sombrinha para cumprir exatamente a função dela: fazer sombra.

Eu e minha sombrinha em Madri. Tenho foto com sombrinha em todas as perês!


Então é o seguinte: eu não digo leve e nem não leve, porque é sim um item extra. Mas eu sempre levo. (Apesar que dessa vez, na nova fase da minha vida de “menos bagagem”, não sei se vou levar. mas acho que no fim das contas… não vou resistir).

Bom pessoal, por enquanto é isso… aos poucos eu vou postando mais coisas sobre o que levar na mala… mas se alguém tem alguma sugestão ou experiência para compartilhar, escreve pra mim, comenta aqui embaixo, compartilha e a gente posta aqui depois! Eu também vou adorar receber umas dicas ;)








Comentários

Postagens mais visitadas